Chuva alaga Carapicuíba e deixa o resto de SP debaixo d’água nesta quarta-feira

A forte chuva que atingiu a capital paulista na tarde desta quarta-feira (16) voltou a alagar regiões de São Paulo, provocando caos no horário de pico do trânsito. Carros submersos, pessoas ilhadas e ruas que mais pareciam rios de forte correnteza e água marrom – situações já conhecidas dos paulistanos nessa época do ano – surgiam conforme a tempestade avançava.

As zonas sul, onde a região do Ipiranga entrou em alerta após o transbordamento do córrego de mesmo nome, e leste foram as mais afetadas. Na avenida Inácio de Anhaia Mello (zona sudeste), carros ficaram submersos. A maioria das ocorrências aconteceu na Mooca (zona leste).

O Corpo de Bombeiros recebeu diversos chamados para socorrer pessoas ilhadas nas avenidas São João (centro), Washington Luís (zona sul), Rebouças (zona oeste), Francisco Matarazzo (zona oeste), entre outras. Por volta das 17h40, havia registro de 61 pontos de alagamento – 41 intransitáveis. As inundações atingiram todas as regiões da capital. Na cidade de Santo André, no ABC Paulista, o rio Tamanduateí quase transbordou.

Às 18h30, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 128 km de lentidão, índice superior à média superior do horário. A maior fila (9,3 km) era registrada na marginal Pinheiros, sentido Interlagos, da avenida Cidade Jardim até a rodovia Castello Branco. Uma faixa da pista local sentido Ayrton Senna, perto da rua Juvenal Gomes Coimbra, estava bloqueada pela água.





O aeroporto de Congonhas fechou por cerca de uma hora e 15 minutos. Por volta das 15h20, um raio atingiu a rede de elétrica da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prejudicando a circulação dos trens entre as estações Goulart e Tatuapé da linha 12 – Safira. Para transportar os usuários no trecho afetado, a CPTM acionou a operação Paese (transporte gratuito com ônibus), de acordo com a assessoria de imprensa da CPTM.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou estado de alerta na região do Ipiranga às 17h10 desta quarta-feira. A área saiu do alerta por volta das 17h30. Segundo o órgão, o transbordamento aconteceu na região da avenida Dr. Ricardo Jafet com a rua Coronel Diogo.

O estado de atenção foi decretado primeiro nas zonas sul, sudeste e leste, às 14h46. Na zona norte e na marginal Tietê, foi às 15h30. Na região oeste e centro, a atenção foi decretada às 16h. Segundo informações de moradores repassadas ao CGE, houve queda de granizo no bairro de São Mateus por volta de 14h40.

Na Grande São Paulo, chovia com intensidade entre os municípios de Cotia, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano.

Fonte: R7





Deixe seu comentário