Faltam vacinas em postos de saúde de Carapicuíba

As vacinas Pentavalente e VIP estão em falta nos postos de saúde de Carapicuíba, na Grande São Paulo, como mostrou a reportagem do SPTV desta quinta-feira (8). As duas vacinas fazem parte do calendário básico de vacinação. A VIP substituiu as gotinhas contra a paralisia infantil. Já a Pentavalente protege contra a coqueluche, difteria, tétano, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas.

Segundo a Secretaria de Saúde de Carapicuíba, a cidade não recebeu do governo do estado as doses suficientes para atender todo o município.  A secretaria informou que recebeu as doses nesta manhã deve começar a distribuí-las nos postos. Já a Secretaria Estadual da Saúde informou que a vacina é enviada pelo Ministério da Saúde e, desde agosto, está recebendo doses insuficientes para repassar aos municípios.





Por telefone, o Ministério da Saúde informou à produção do SPTV que não tem registro de desabastecimento no estado de São Paulo e que as doses são enviadas de acordo com o número de crianças de cada estado. De acordo com o ministério, a VIP tem validade de sete horas. Por isso, a recomendação é o agendamento da vacinação para que a embalagem seja aberta apenas quando for usada.

Capital
Na capital, as duas vacinas também estão em falta, segundo a telespectadora Luana Rangel. Ela afirma que não encontrou a vacina para a filha de 4 meses. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que recebeu quantidade inferior à que pediu ao Ministério da Saúde.

Fonte: G1





Deixe seu comentário