Ministro da Saúde anuncia verbas para Carapicuíba

No último sábado, dia 20, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Encontra Carapicuíba para anunciar o envio de recursos do governo federal para as novas obras da região. Foi liberada verba para construção de 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), espalhadas pela Região Metropolitana, a maioria em cidades da região Oeste.

As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Só em Carapicuíba, a implantação da UPA e das UBSs apresenta aumento de 40% na atenção básica.

“O objetivo da UPA é fazer com que se reduza a necessidade das pessoas irem aos prontos socorros, que servem para casos mais graves como infartados e acidentados”, explicou Padilha. “Por isso, até dezembro, inauguraremos a UPA que estamos construindo em Carapicuíba”, disse.





Em sua terceira visita a Carapicuíba, o ministro da Saúde falou dos principais projetos de sua pasta. Alertou os prefeitos locais para o Programa de Combate ao Crack e às Drogas, e comentou uma lei aprovada no final do ano passado, de políticas específicas para o Prouni e para o Fies. “Os usuários desses recursos, que fizerem medicina, poderão descontar suas dívidas trabalhando no programa de saúde básica do SUS”.

O evento contou com a presença de representantes das prefeituras das cidades envolvidas, autoridades e pessoas da comunidade local.

Atendimento a gestantes

O ministro Alexandre Padilha anunciou ainda que, por meio da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), foi implantado o programa “Satisfação de Qualidade”, para vistoriar a qualidade no atendimento público de saúde às gestantes, por meio da ouvidoria do Estado.

Segundo Padilha, “25% das gestantes brasileiras reclamaram de ter sofrido algum tipo de violência durante a assistência ao parto na rede de saúde publica e privada no país”.

Fonte: Visão Oeste





Deixe seu comentário