População de Carapicuíba deve separar lixo orgânico de recicláveis ‎

A prefeitura da cidade Carapicuíba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou em julho os trabalhos de coleta seletiva na cidade. O primeiro passo foi a distribuição de panfletos explicativos e orientações à população para o descarte correto do lixo.

Por enquanto, a coleta seletiva atende apenas a Vila Municipal, bairro onde o lixo é um dos maiores problemas.

Segundo a Secretaria de Comunicação, as orientações para a população consistem em esclarecer onde cada tipo de lixo deve ser embalado.

Materiais plásticos, vidros, papéis, garrafas pet, metais e embalagens devem ser colocados em sacos brancos, enquanto o lixo úmido em sacos pretos, os quais foram distribuídos pela prefeitura aos moradores.

Além de todo o lixo, o Ecoponto instalado na cidade está encarregado de recolher restos de móveis, pneus usados e aparelhos eletrônicos quebrados identificados na Vila Municipal.





A intenção é evitar a propagação de doenças, enchentes, entupimento de bueiros e sujeira nas ruas. A ampliação do serviço aos demais bairros vai ocorrer durante os meses seguintes, conforme o andamento da implantação de uma cooperativa de reciclagem na cidade (leia abaixo).

Prefeitura quer criar cooperativa

Além da Coleta Seletiva, a prefeitura de Carapicuíba e as secretarias do Meio Ambiente, Trabalho e Assistência Social trabalham em um projeto para a criação de uma cooperativa de reciclagem.

No dia 26 de julho a administração deu o primeiro passo e iniciou o cadastramento de catadores de materiais recicláveis na cidade.

Um dos objetivos, além da melhoria na qualidade de vida dos carapicuibanos, é a geração de trabalho e a captação de renda por meio da atividade.

Fonte: Portal Visão Oeste





Deixe seu comentário