Prefeitura de Carapicuíba inicia envio dos carnês para cobrança do IPTU

A maioria das prefeituras da região Oeste inicia, este mês, o envio dos carnês de cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Também na maioria delas, o vencimento acontece a partir de fevereiro.

Os contribuintes podem optar pelo pagamento à vista, com desconto, ou parcelamento em até 12 vezes, de acordo com o município. Mas a má notícia é que grande parte das administrações reajustou os valores, de acordo com a inflação.

A Prefeitura de Cotia é uma das que tem o processo mais adiantado. Segundo a administração municipal, os carnês já estão nos Correios e a primeira parcela vence dia 20 de janeiro. Para o ano de 2013, o IPTU sofreu reajustes escalonados, a partir de 15%.

Na cidade de Osasco, os carnês serão enviados a partir do dia 14 de janeiro. Os vencimentos serão divididos em dois grupos: no centro, dia 18 de fevereiro, e nos demais bairros, a partir de 15 de março. Essas datas valem tanto para quem for pagar a primeira parcela, quanto para quem optar pelo pagamento à vista, que tem desconto de 10%. Os valores também vêm com mudanças. De acordo com a administração municipal, o valor venal dos imóveis foi corrigido. Em alguns casos, a redução foi de 20%, Mas o IPTU sofreu reajustes escalonados.





Em Santana de Parnaíba, por outro lado, o IPTU não sofreu reajuste. Os carnês já foram enviados e a data de pagamento é definida anteriormente, pelos próprios contribuintes.

Em Carapicuíba, os carnês estão sendo liberados em três lotes. O primeiro, já enviado pelos Correios, vence dia 10 de fevereiro. O segundo , também já foi enviado, vence dia 25 de fevereiro e o terceiro lote começa a cobrança no dia 10 de março.

Ainda em Carapicuíba, a prefeitura deu continuidade à campanha que sorteia prêmios entre os contribuintes que pagam o IPTU em dia. No último sábado de cada mês, eles concorrem a sorteio pela Loteria Federal. A premiação vai de R$200 a R$10 mil e pega por meio de cartões de compras, que podem ser utilizados no comércio da cidade.

A cidade de Barueri adota um sistema diferenciado em relação às demais cidades. O pagamento é parcelado em até 2 vezes. A primeira delas vence no dia 18 de março e a segunda, em 29 de abril.

Fonte: WebDiário





Deixe seu comentário