Atividades culturais marcam Dia da Consciência Negra em Carapicuíba

Avalie

De 19 a 22 de novembro, Carapicuíba realiza atividades culturais para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades preparada pela Prefeitura de Carapicuíba, levam arte, reflexão e debate a crianças, jovens e adultos, difundindo a importância histórica e cultural do Dia da Consciência Negra.

São apresentações de trabalhos realizados pelos alunos das Emeis e Emefs, música, palestra, sarau, exposição, dança, rodas de capoeira e ação ecológica.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial e pela valorização da raça negra na formação do povo brasileiro e na cultura do nosso país. A data também homenageia o líder Zumbi e o Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência à escravidão no Brasil.

As atividades são organizadas pela Coordenadoria Especial de Políticas de Igualdade Racial (Secretaria de Governo), Secretaria de Educação, em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer e Meio Ambiente.





O prefeito Sergio Ribeiro criou em 2010, a CEPIR – Coordenadoria Especial de Políticas de Igualdade Racial, responsável por propor políticas públicas de inclusão racial.

Acompanhe a programação:
19/11 – terça-feira – 9h – Palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial com Sidney de Paula Oliveira, especialista em direito e autor do livro “O Estatuto da Igualdade Racial”, pela Selo Negro Edições, direcionada para gestores da Rede Municipal de Educação.
Local: ECAP – Av. Mirian, 153 – Centro

20/11 – quarta-feira – das 9h às 14h – atividades no Calçadão

Apresentação dos alunos das Emefs Edgar Simões e Argeu Silveira Bueno, Noemy Silveira Rudolfer, Miguel Costa, João Hornos e Nai Molina do Amaral, com exposições de trabalhos realizados durante o ano, danças e performances com o tema “Sons e Tons dessa Cidade”.

Apresentação da Escola de Música Tim Maia – Secretaria da Cultura

Roda de Capoeira e apresentação de dança – Secretaria de Esporte e Lazer

Entrega de mudas de árvores – Secretaria do Meio Ambiente

20/11 – 20h – Culto Ecumênico na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes
Local: Largo da Vila Lourdes

22/11 – sexta-feira – 19h – Sarau de poesias
Local: Emef Argeu Silveira Bueno –  Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 860 – Cohab 5





Deixe seu comentário