Carapicuíba inicia demolição de casas atingidas pela chuva

A Prefeitura de Carapicuíba iniciou ontem a demolição de parte das 50 casas que precisaram ser esvaziadas, por risco de desabamento, no Jardim Novo Horizonte. Durante as fortes chuvas que atingiram a cidade, na final da tarde da última sexta-feira, dia 14, o córrego Ribeirão, que corta o local, transbordou, invadindo as moradias e chegando a arrastar e destruir uma delas.

O temporal fez com que o nível da água subisse cerca de 1,40 metro e a enchente acabou atingindo as casas mais próximas, principalmente nas ruas Libra e Terra. Não houve feridos.

Uma das casas seria demolida ontem, por estar com a estrutura completamente comprometida, o que poderia provocar um desmoronamento imediato. Outras, que também correm risco de desabar, estão sendo avaliadas. Já entre os moradores, a maioria foi para casa de parentes e amigos e outras serão atendidas pelo Bolsa Aluguel, programa da prefeitura que dá subsídio habitacional, a moradores de áreas de risco, no valor de R$300 mensais, por um ano.





Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Moreira Almeida, uma escola municipal, próximo ao local, poderá funcionar como abrigo, mas ainda não houve necessidade de ativá-la.

Esta é a segunda enchente que castiga a região. O bairro sofreu com um alagamento em dezembro de 2009. E o pior: pode viver o mesmo pesadelo se voltar a chover. “Dependendo da quantidade de chuva que vier nos próximos dias, há risco de novas inundações”, alertou Almeida.

O coordenador da Defesa Civil garantiu ainda que as casas que foram desocupadas não correm risco de sofrer saques e roubos, já que um esquema especial de segurança, com participação da Polícia Militar, Defesa Civil e também moradores da região, está garantindo a preservação do local.

Fonte: Jornal Diário da Região





Deixe seu comentário