Novo projeto de despoluição do rio Tietê envolve Carapicuíba

As cidades da região Oeste foram contempladas em um financiamento que o governo do Estado de São Paulo assinou, na última sexta-feira, 15, envolvendo R$ 1,35 bilhão, com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para investimentos no Projeto Tietê, que envolve a despoluição do rio.

A cargo da Sabesp, o projeto abrange 8 cidades da região Oeste – Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, somando ações em 38 bairros. Dentre eles, o município mais favorecido é Osasco, com o investimento atingindo 11 bairros.

Ao todo, as obras envolvem ampliação da coleta e do tratamento de esgoto na Capital e em mais 27 cidades da Grande São Paulo, visando que esse material já chegue despoluído aos principais rios e córregos da Região Metropolitana, como o Pinheiros e o Tamanduateí, e principalmente o Tietê, que recebe a água de todos os demais.

Atualmente, o Projeto Tietê está em sua terceira etapa, iniciada em 2011, e é o maior programa de saneamento ambiental do Brasil. Além desses recursos do BNDES, o Projeto ainda conta com empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e contrapartidas da Sabesp, num total de R$ 3,9 bilhões.

Nesta fase, o Projeto Tietê vai gerar mais de 19 mil empregos na cidade de Carapicuíba. Ele envolve 500 obras e 1.250 quilômetros de redes coletoras, que são tubos na rua que recolhem o esgoto das casas. Também estão em implantação 580 quilômetros de grandes tubulações (coletores-tronco e interceptores), que reúnem o esgoto dos bairros e o enviam para tratamento. Além disso, estão sendo feitas 200 mil ligações domiciliares.





Ampliações

Também como parte do projeto, três estações de tratamento estão sendo ampliadas, inclusive a maior da América Latina, a ETE Barueri. Hoje ela trata 9.500 litros por segundo de esgoto e passará a despoluir até 16 mil L/s.

Outras nove ETEs de menor porte também estão sendo construídas. Ao fim da terceira etapa do Projeto Tietê, o índice de coleta de efluentes irá de 84% para 87%. O tratamento subirá de 70% para 84%.

Bairros beneficiados

Barueri: Centro, Jardim Itaquiti, Jardim Maria Cristina, Jardim Santa Monica e Vila Iracema

Carapicuíba: Jardim Felipe, Jardim Santa Tereza, Nova Aldeinha, Vila Cruzeiro, Vila Silvânia e Vila Sul-Americana

Cotia: Granja Viana, Jardim Caiapiá e Jardim Japão

Itapevi: Amador Bueno, Estância São Francisco, Jardim Bela Vista, Jardim da Rainha e Jardim Santa Rita

Jandira: Centro e Vila Santa Rosa

Cidade de Osasco: Bandeiras, Bela Vista, Centro, Cidade das Flores, Jardim Roberto, Padroeira, Recanto das Rosas, Santo Antônio, Vila Militar, Vila Quitaúna e Vila São José

Pirapora do Bom Jesus: Centro, Itaquara Parque, Jardim Bom Jesus e Parque Paiol

Santana de Parnaíba: Centro e Núcleo São Pedro

Fonte: WebDiário





Deixe seu comentário